terça-feira, 31 de agosto de 2010

Movimento Grunge de Seattle

(12/08/2010 - Explorando o Hipertexto)



Por volta do ano de 1984, em Seattle, maior cidade do estado americano de Washington, sede do condado de King, a comunidade vivia uma certa ressaca pós guerra fria, em que a economia dos EUA começava a ganhar força através das idéias capitalistas/neo liberais, o avanço industrial e conseqüentemente econômico, não pensava em modelos sustentáveis de manejo de energia e o modelo de vida social estava desgastado, assim o retrato da juventude se delineava no entorno dessa realidade cultural.

Seattle, tem clima cinzento e chuvoso, o inverno é rigoroso, localizando-se na ponta noroeste do mapa dos Estados Unidos. Essa geografia determinou a exclusão da cidade dos circuitos de shows e festivais de música, isolando àquela comunidade de um contato mais próximo do "Mainstream" de bandas que circulavam naquela época.


                                             Soundgarden                                            


Mediante esses fatores, e muitos outros, a juventude começou a sair das garagens, laboratórios experimentais das bandas, e sem a pressão de mostrar trabalhos acabados, harmonizados ou até bem tocados, acontece um fenômeno, como um caldeirão prestes a explodir, os jóvens se atiram na experimentação juntando principalmente elementos fortes do "Punk Rock" com atitude "Metal", com letras de contra-cultura, e sem compromissos com a condição social da época.


                                             Screaming Trees


Assim surge o Movimento Grunge de Seattle, que mais tarde seria abocanhado pelo movimento natural do apelo comercial e assim jogando na capa das revistas, nas rádios e até na TV (MTV surge em 1993), catapulta bandas como Soundgarden, Alice in Chains, Mudhoney, Screaming Trees e é claro Peal Jam, todas sob o selo SUB POP.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário