QUINTA-FEIRA, 5 DE AGOSTO DE 2010
Na contemporaneidade, assistimos a um fenômeno virtual/midiático entorno do avanço das tecnologias a favor das redes sociais. O Orkut, Facebook e Twitter, são exemplos de redes sociais que trabalham a favor de aspirações pessoais, disseminando a vida particular das pessoas e promovendo a globalização da informação nos meios informativos.
O twitter é uma ferramenta composta por um mixto de exposição gratuíta e veículo de informação instantanea sobre o mundo. A partir de 140 caracteres, o sujeito expõem aspectos peculiares daquele instante vivido, assim pendendo para o lado da futilidade do cotidiano. Porém em se tratando do aspecto da informação, profissionais gabaritados na area do jornalismo, efetivamente, conseguem um nível de expressão de suas idéias e de disseminação de informação de forma absurdamente rapida, concisa e pontual.
A ferramenta do Twitter, a pesar da sua dinâmica, pode servir como um aparelho oportunista, a medida que não se tem um recurso que possa identificar o autor como sendo o próprio que esta interagindo. Assim é muito tênue a linha que separa o que é real, daquilo que é "Fake", ou seja falso, colocando em cheque a credibilidade das informações transmitidas, mesmo que seja de alguém conhecido da mídia.
As polêmicas relativas a essa rede social, que ficaram em evidência nas mídias convencionais (revistas, jornais, tv e rádio), até então, envolvem questões relativas ao uso de perfis falsos para disseminar informações e pensamentos, principalmente envolvendo personalidades famosas, como no caso de Jeniffer Aniston, Willian Bonner e Luciano Huck.
Pendendo para outro lado, o twitter tem sua maior vantagem na instantaneidade da divulgação da informação e sua disseminação em escala global. Sobre esse ponto, quem tira vantagem direta dessa rede social são os jornalistas, que reforçam seus comentarios e direcionam a audiência para os interesses da informação mais aprofundada partir de Hiperlinks dentro do espaço de informação disponível pelo Twitter!
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